Chamada para Minicursos

“História da mídia para uma Educação Midiática”

Os minicursos poderão ter duração de até duas horas, segundo a proposta do pesquisador, e serão voltados a alunos de pós-graduação, graduação e ensino médio. Poderão ser ministrados por docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Quem apresentar minicursos terá desconto na inscrição, podendo pagar apenas o valor de associados da Alcar. 

CRONOGRAMA:

Chamada aberta até 5 de junho de 2023.

Divulgação dos aceites em 15 de junho.

HISTÓRIA DA MÍDIA PARA UMA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA – PROPOSIÇÃO:

A rapidez com que as mídias digitais vêm se aperfeiçoando, sobretudo desde o início do século XXI, faz com que nossas sociedades vivam em constante processo de educação midiática. As recentes novidades no campo da inteligência artificial são exemplo de como até grandes conglomerados de mídia podem ficar apreensivos diante de  tecnologias cujo impacto social ainda se desconhece totalmente. Na última década, eleições presidenciais, como nos EUA e no Brasil, foram momentos em que novos usos das mídias digitais criaram cenários difíceis para o equilíbrio democrático, com manipulação da informação e circuitos de desinformação inéditos. O estudo da história das mídias contribui, portanto, para se conhecer melhor esses cenários, recentes e não tão recentes. Se há receio em relação ao futuro, por outro lado não é possível discutir novas perspectivas com desconhecimento da história das mídias e da história dos processos comunicacionais. Ondas de negacionismo de fatos científicos e históricos, alimentadas por circuitos de desinformação, desafiam a compreensão do real e da história, e as mídias participam ativamente desses embates, como no caso da ditadura civil-militar, que tem sua   memória atualmente em disputa na sociedade. Compreender como as mídias contribuíram para silenciamentos e, ao mesmo tempo, puderam propiciar alguma visibilidade de diferentes grupos sociais faz parte da história dos processos comunicacionais, com evidente importância para a construção de uma educação midiática. Como realizar pesquisas em história das mídias e lidar com a pesquisa em acervos? Que cuidados os pesquisadores devem ter ao lidar com as mídias de outros tempos? Estas são proposições para minicursos que possam contribuir para ampliar a compreensão da educação midiática. No ano em que a Alcar adotou como tema “Democracia, história e anistias na memória das mídias”, as desigualdades, as violências de Estado, o machismo, o racismo, a homo e a transfobia, que alimentam discursos de ódio nas redes, são também questões de fundo social histórico que devem ser incluídas no programa de uma história das mídias para uma educação midiática.