Vem pra Mariana!

Estação ferroviária de Mariana - Créditos: Leonardo Homssi

Enquanto participa da ALCAR para compartilhar suas pesquisas e experiências acadêmicas, aproveite também para descobrir e se encantar com as riquezas históricas e culturais de Mariana!

Situada em dois caminhos históricos – a Trilha dos Inconfidentes e o Circuito Estrada Real -, a “primaz de Minas” possui uma paisagem mista de telhados vermelhos de casas históricas, igrejas barrocas, praças emblemáticas e ruas de pedra que contrastam com a arquitetura moderna de outras partes da cidade.

Mariana é a primeira vila, cidade, bispado e capital do estado. Sua história remonta a busca pelo ouro e um forte vínculo com a religiosidade e o processo de formação do país. Fundada em 1696, Mariana foi uma das principais cidades mineradoras do Império Português. Em 1711, a localidade foi elevada a vila e, em 1745, tornou-se a primeira cidade planejada de Minas Gerais, com ruas em linha reta e praças retangulares, projetadas pelo engenheiro português José Fernandes Pinto de Alpoim.

Hoje, Mariana é um importante destino turístico, repleto de casarios coloniais, igrejas e monumentos que contam a história desse período e possui até hoje uma cultura de resistência, com bairros periféricos e distritos em foco. Além de sua importância histórica, Mariana é berço de grandes nomes da cultura brasileira, como o poeta Cláudio Manuel da Costa e o pintor Manuel da Costa Ataíde.

O pioneirismo não para por aí: a cidade conta com Passagem de Mariana, o primeiro distrito criativo de Minas Gerais reconhecido por lei. O território conta com espaços de arte, associações musicais, ateliês, produtores culturais e culinária de excelência.

Mariana e seus distritos contam também com um grande turismo ecológico, com trilhas e cachoeiras que contam com variados níveis de dificuldade: dos mais fáceis aos mais complexos, com opções pet friendly e com a possibilidade de ir com guias de turismo para facilitar a experiência.

Sua economia, além da extração de minérios, é fortemente impulsionada pelo turismo e é um município que valoriza o artesanato, a culinária e a música local, com festivais e feiras. Não perca a chance de conhecer os encantos desta cidade que preserva um pedaço importante da história de Minas e do Brasil.

Conheça:

  • Igreja Nossa Senhora do Carmo e Igreja São Francisco de Assis, conhecidas como igrejas-irmãs, estão localizadas na Praça Minas Gerais
  • Jardim (Praça Gomes Freire)
  • Museus: Museu da Música de Mariana, Museu Casa de Alphonsus de Guimaraens, Museu de Mariana, Casa de Câmara e Antiga Cadeia
  • Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção (Catedral da Sé)
  • Mina da Passagem
  • Circovolante, Osquindô (passagem de Mariana)
  • Cachoeira da Serrinha (dá pra ir de carro) e do Sibrão (Passagem de mariana)
  • Cachoeira de Cachoeira do Brumado (pet friendly) e Cachoeira do Ó em Águas Claras (a maior da região)
  • Cachoeira da Bombaça (fácil acesso nos trilhos do trem, indo do centro de Mariana)
  • Igreja São Pedro
  • Feiras: Feirinha Noturna de gastronomia, artesanato, música e cultura, que acontece toda quinta-feira e Feira livre de sábado (agricultura)
  • Casa de Ofícios tradicionais e a Casa do Zé Pereira

Mariana  fica a 20 minutos de Ouro Preto, outra cidade histórica importante da região, que conta com museus, parques e igrejas barrocas. O Circuito Estrada Real possui um passaporte para que você tenha registro de todas as cidades que conhecer ao longo do  trajeto. Vale a pena conferir a região de Mariana e se deslumbrar com o charme do interior de Minas Gerais.

Como chegar:

O aeroporto mais próximo é Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins (CNF), a 40 km do centro de Belo Horizonte, e conta com voos de todas as regiões do país. Ao chegar à capital, é possível pegar um ônibus ou carro de aplicativo até Mariana. Há rotas de ônibus com vários horários por dia, partindo de Belo Horizonte para as vizinhas Mariana e Ouro Preto, localizadas a cerca de duas horas de carro da capital.

Copyright 2025 – Alcar