Conheça a UFOP!

Sede do XV Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2025, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é uma das principais instituições de ensino superior do país, sendo referência em ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, a instituição oferece 56 cursos de graduação – sendo 47 presenciais e quatro a distância, além de 50 cursos de pós-graduação stricto sensu, divididos entre 27 mestrados acadêmicos, 7 mestrados profissionais e 16 doutorados, e oito cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade especialização. Assim, a comunidade acadêmica UFOP integra quase treze mil discentes, cerca de 680 técnicos-administrativos e aproximadamente mil professores, entre efetivos e substitutos.
Criada em 1969, sua origem remete à história das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas, ambas fundadas ainda no século XIX. A Escola de Farmácia, que data de 1839, foi a primeira faculdade do Estado e a mais antiga da América Latina na área farmacêutica. Também pioneira, a Escola de Minas foi a primeira instituição brasileira dedicada ao ensino de mineração, metalurgia e geologia, a partir de sua fundação, em 1876, pelo cientista Claude Henri Gorceix. Acompanhando um cenário de ampliação nacional das universidades públicas, em fevereiro de 1969, o Decreto-Lei 464 autorizou o funcionamento da Universidade Federal de Ouro Preto, oficialmente criada em agosto do mesmo ano pelo Decreto-Lei 778, a partir da junção da Escola de Farmácia e da Escola de Minas.
A expansão para a cidade de Mariana veio na década seguinte, com a anexação da Faculdade de Filosofia à UFOP, em 1979, criando o atual Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). Este movimento teve continuidade com a inauguração do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), no campus avançado no município de João Monlevade em 2002.
Por meio de sua adesão ao Programa Reuni, a UFOP criou em 2008 mais um campus na cidade de Mariana, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), local que concentrará todas as atividades da ALCAR 2025. Atualmente, o Instituto oferta os cursos de graduação em Administração, Ciências Econômicas, Jornalismo e Serviço Social. O ICSA conta também com os programas de pós-graduação em Economia e Comunicação e com o recém-aprovado Programa de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação.
Na liderança da organização local da ALCAR 2025, este ano, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) completa dez anos de existência. Consolidado como um espaço de reflexão crítica e produção acadêmica qualificada, o PPGCOM tem contribuído para ampliar e fortalecer o campo da Comunicação, especialmente na linha de estudo sobre as temporalidades, articulando reflexões relativas a emergências de formas e lógicas comunicativas e a tensões sociais em suas rupturas e continuidades. Com a recente autorização do curso de Doutorado, primeiro na área das Ciências Sociais Aplicadas na Universidade, o PPGCOM celebra seu primeiro decênio assumindo agora novos desafios.
O investimento em pesquisa e o crescimento da pós-graduação estão entre as metas da Universidade Federal de Ouro Preto. Logo, políticas institucionais têm sido elaboradas com vistas a buscar a sustentabilidade de ações que possam elevar a produção, a disseminação e o acesso ao conhecimento científico, tecnológico, social, cultural, patrimonial e ambiental, contribuindo para a formação de profissionais competentes e para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. Neste contexto, ao receber o XV Encontro Nacional de História da Mídia – ALCAR 2025, a Universidade reforça seu envolvimento com a comunidade acadêmica e profissional, reafirmando a importância da área da Comunicação. Com o tema central “Revisões críticas da história: comunicação, território e decolonialidade”, esta edição oportunizará a discussão historicamente contextualizada de questões urgentes da sociabilidade contemporânea, reiterando o compromisso social da UFOP, em especial do Departamento de Jornalismo, destacando os cursos de Graduação em Jornalismo e Pós-Graduação em Comunicação como espaços de excelência, sempre aliando a produção de conhecimento ao desenvolvimento humano e socioeconômico em prol de uma sociedade mais justa e democrática.

Copyright 2025 – Alcar